Reafirmando o compromisso com a excelência acadêmica, a pesquisa jurídica de ponta e a formação de lideranças com visão global, o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) firmou convênio com a Universidade de Bolonha, a mais antiga do Ocidente (1088 d.C.), para a realização de um programa Internacional de pós-doutorado.
Fruto dessa parceria, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Bolonha, professor Luca Mezzetti — catedrático de Direito Constitucional — ministrou de 4 a 8 de agosto, em São Paulo, aulas para quatorze doutores brasileiros, entre juristas, professores, magistrados e advogados, dando início à primeira etapa desse programa internacional de pesquisa pós-doutoral.
A segunda etapa ocorrerá ao longo dos doze meses subsequentes, durante os quais os doutores, em contato permanente com professores da Universidade de Bolonha, desenvolverão pesquisas individuais.
A terceira e última etapa será realizada em Bolonha, de 7 a 11 de setembro de 2026. Nesse período, os partícipes assistirão a quinze horas de aulas magnas presenciais, apresentarão e defenderão suas pesquisas e receberão, da Universidade de Bolonha, os Certificados de Pesquisa Pós-Doutoral.
DIÁLOGOS COM SISTEMA DE JUSTIÇA
A programação em São Paulo contemplou seminários, atividades de orientação de pesquisa e visitas institucionais ao TRF da 3ª Região, ao Tribunal de Justiça de São Paulo e à OAB – Seção São Paulo. As visitas estreitaram o diálogo entre a academia e o sistema de Justiça, representando uma oportunidade valiosa de intercâmbio jurídico, reforçando o compromisso com a formação avançada e a aproximação entre pesquisa e prática judiciária.
O fundador e presidente do CEDES, professor João Grandino Rodas, destacou que a presença do professor Lucca Mezzetti reforça a importância da parceria e destacou ainda o pleno compromisso do CEDES com a formação de excelência e com a promoção do pensamento jurídico contemporâneo, especialmente no âmbito da pós-graduação “stricto sensu”.







