Florianópolis se consolida com a capital brasileira do Processo Civil. Foi aberto na noite desta quarta-feira (13), no CentroSul, o IV Congresso Brasileiro de Processo Civil e XI Congresso de Processo Civil de Florianópolis — um dos eventos jurídicos mais importantes do país.
A edição deste ano bateu o recorde de inscrições com cerca de 3 mil participantes e movimenta a advocacia nacional até esta sexta-feira (15)
Com a participação massiva de advogados, juristas, magistrados e autoridades de destaque, o congresso se consolida como espaço primordial para discutir os desafios, as inovações e o futuro do Direito Processual Civil, especialmente à luz das transformações tecnológicas e sociais que impactam a profissão.
Promovido pela OAB-SC, CAASC e Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o congresso reúne mais de 240 palestrantes de renome em 84 painéis, distribuídos simultaneamente em nove salas. Entre os temas de destaque estão o processo eletrônico, o uso da inteligência artificial no Direito, e os impactos práticos do Novo CPC desde sua implementação em 2015.
O presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, destacou: “Estou muito orgulhoso de estar aqui como presidente da OAB Santa Catarina, pois este é um marco histórico para todos nós. São mais de 2.800 inscritos e, ouso dizer, que acredito que seja o maior evento jurídico realizado no Brasil em 2025. Parabenizo, em especial, Pedro Miranda, coordenador científico do evento, pela ousadia”.
O presidente da CAASC, Pedro Miranda, enfatizou a magnitude do evento. “Superamos todas as expectativas. Trouxemos as mentes mais brilhantes do Direito para debater não só o que aprendemos nesses 10 anos, mas como preparar a advocacia para os desafios da próxima década. Este congresso é um marco para Santa Catarina e para todo o Brasil. Floripa, portanto, se concretiza pela quarta vez, como a capital brasileira do Processo Civil”.
Rafael de Assis Horn, coordenador-geral das Comissões e das Procuradorias do CFOAB, salientou que o evento reforça o protagonismo da Ordem em Santa Catarina: “Nossa Ordem é cada vez mais protagonista em Santa Catarina. Trago o abraço do presidente Beto Simonetti, que desde a época em que Pedro Miranda presidia a Comissão Nacional de Processo Civil, apoia este grande encontro. É uma alegria ver nossa Ordem brilhando e, nestes três dias, ter Santa Catarina como a capital brasileira do processo civil.”
Cassio Scarpinella Bueno, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), comentou o sucesso do evento: “Como presidente do IBDP, é um privilégio apoiar este evento. O verdadeiro desafio é do Pedro continuar batendo seus recordes e da OAB de Santa Catarina superar cada vez mais o número de inscritos. Hoje celebramos mais uma conquista: o XI Congresso de Processo Civil de Florianópolis e o 4º Congresso Brasileiro de Agenda Processual reuniram 2.839 participantes — um marco impressionante.”







